Minhas Obras - 1ª Fase

         A idéia é exibir todos os quadros pintados na 1ª fase e procurar descrever a motivação e os sentimentos envolvidos, bem como, dentro do possível, explicar o meu processo criativo. 

          Com exceção do quadro abaixo, que foi o primeiro, todas as demais obras poderão ser vendidas e seus preços encontram-se no Site do Atelier em http://www.jorgejuca.com/ , ou pelo telefone (21) 7896-5966 e 2159-4801.

         Quero dividir com você uma parte do que sou, se conseguir emocioná-lo melhor, afinal a arte toca fundo na alma, impacta e emociona...

*****************************************************************

Povoado Colonial - 001 - OST 33 X 41 - maio 1983.

      Foi com esse quadro que comecei a pintar no início dos anos 80, mais precisamente em 1983, fazia faculdade de Administração, trabalhava, fiquei noivo e me preparava aos 23 anos para iniciar a vida...

      A inspiração para esse quadro veio certamente de novelas e filmes do período Colonial do Brasil.


      O período colonial sempre foi uma das épocas de nossa história que mais gostei, gostava da elegância dos trajes, das carruagens, das fazendas, apesar da escravidão.


      Acredito que o poço não fazia muito parte da paisagem colonial, contudo em muitos filmes esse elemento sempre me impressionou, me atraiu, sobre tudo pela importância da água para as pessoas, muitas vezes era a única coisa que tinham.


      Reconheço que é um quadro de pouca técnica, primitivo, quase infantil, mas para seu autor de um enorme significado. Esse quadro me fez ver que seria possível deixar algo de mim, um legado para ser lembrado, para ser visto e admirado.

      O artista precisa disso, não deveria ser esquecido jamais...


*****************************************************************


Picnic na floresta - 002 - OST - 36 X 46 - janeiro 1984. 
         A influência impressionista se manifesta nas cores e na intensidade da aplicação da tinta. Já ensaio a tentativa de dar volume e perspectiva a obra, apesar da pouca técnica.

        O quadro retrata um enorme desejo de paz, em ter um lugar assim para descansar. Naquele momento, o quadro traduzia o que seria felicidade para o autor.

         A cabana simboliza o abrigo e a proteção noturna, contudo não consigo responder porque ocultei o indivíduo pescando no barquinho. Quem será ele ? Se alguém quiser me ajudar a responder deixe uma mensagem, mas que seja consistente...

*****************************************************************


O gato - 003 - OST - 27 X 37 - novembro 1989.
                              Me inspirei em uma imagem o qual não lembro mais a origem, mas continuo aplicando muita tinta na tela, cores fortes, praticamente como saem do tubo, influência impressionista.

                   Não há aqui timidez pictórica de iniciante, pintar esse quadro foi prático e muito relaxante, daí as cores fortes e a imprecisão do excesso de tinta não é percebido pelos mais afastados e tolerado pelos menos exigentes.

                   Ainda com pouca técnica e simplicidade infantil de um primitivista, o olhar do gato é o que mais me atrai. O que estaria vendo esse felino ? Embora pareça espreitar uma deliciosa refeição, um pequeno roedor, um filhote de pássaro, deixo que sua imaginação possa inferir com toda liberdade.

                   Em 1989 eu tinha um grande objetivo na empresa, que acabei por alcançá-lo quando muitos não acreditavam em mim...