quarta-feira, 23 de março de 2011

Dilema dos artistas emergentes


Cangaceiros

É preciso alertar os artistas iniciados que é absolutamente normal a avassaladora  ansiedade que nos domina,  terminar um quadro vira uma verdadeira obsessão, muitas vezes prejudicando o acabamento da nova obra.

O dilema do artista pouco conhecido é uma espécie do complexo de vira-lata, devido a pressão para que se venda os primeiros quadros a preço de banana, deixando a sensação de inferioridade que pode durar bastante.

Quem trabalha e se envolve com arte sabe que fazer o diferente costuma ser o maior diferencial para caracterizar o artista emergente, é difícil ser autêntico, mais é preciso ser você mesmo, quase autista no que se refere a criação.  Assim você aparecerá, podendo até chocar...

Se almeja as alturas, será preciso identidade e autenticidade, imediatamente após o domínio mínimo da técnica. Desenvolva sua própria técnica e poderá ser único no mundo.

A necessidade as vezes nos leva a vender um quadro por qualquer preço, é pena que nenhum artista seja imune a isso, no início somos mesmo vendedores de bananas...

As dificuldades que temos a superar são semelhantes aqueles dos recém formados que não conseguem emprego pela falta de experiência e não tem experiência por não conseguir emprego.

Não há outro conselho possível do que ser  paciente como os monges e obstinados , perseverantes como  famintos predadores. Precisamos expor e nos expor , ficar conhecidos. Imagine só deixar para sempre um legado para humanidade.

O artista é o diferente do comum e ao mesmo tempo simples e puro o bastante para perceber o que ninguém captou antes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário